Ficha Técnica
Categoria
Formato
Data de publicação
26/08/2019
Fazendo arte na creche: criando atividades com objetos do cotidiano
- Arte e cultura
Os cinco sentidos são manifestados ainda no útero, com o auxílio das informações sensoriais recebidas pela mãe durante a gestação. Na primeira infância, sabores, texturas e movimentos devem ser introduzidos como parte do desenvolvimento cerebral, que passa por um período único de crescimento nesta fase.
Pode parecer complexo criar atividades que ofereçam tais experiências em um ambiente como a creche, mas é possível, inclusive por meio de materiais que já estão presentes no nosso cotidiano. É o que propõe este material que faz parte de uma série de seis publicações - intitulada “Arte na Creche” - decorrentes das experiências de projetos desenvolvidos pelo Instituto Avisa Lá, Comunidade Educativa CEDAC e Associação Sabiá.
O documento apresenta diversas propostas de atividades com crianças de zero a três anos, com sugestões que vão da organização dos espaços à utilização de objetos simples como caixas de papelão, tecidos e fios como ferramentas na criação de brincadeiras sensoriais, que proporcionem experiências diversificadas e desafios progressivos para as crianças.