Jogos e brincadeiras das culturas populares na primeira infância
- Arte e cultura
- Desenvolvimento infantil
O brincar não apenas é fundamental para o desenvolvimento da criança em todas as suas perspectivas, como linguagem e motricidade, mas também é um retrato do patrimônio histórico e cultural do país. É por meio das brincadeiras que as crianças têm contato com as tradições de seus antepassados e outras percepções, oferecidas em forma de cantigas, cirandas, artes, jogos e artesanatos.
Desde a mais tenra idade, o momento da diversão é também de conhecimento do mundo dos adultos, exploração do ambiente e de seu papel nele. Nesse contexto, as brincadeiras são ferramentas de estímulo ao desenvolvimento sensorial e social das crianças.
Em 2019, o Ministério da Cidadania lançou essa cartilha com um conteúdo de brincadeiras populares brasileiras, elaborada com o auxílio de entidades da sociedade civil, profissionais de saúde, escolas públicas de norte a sul e grupos étnicos.
Dividido por faixa etária, do nascimento aos 6 anos, o documento ensina também atividades simples, que podem ser feitas já nos primeiros meses de vida para estimular o bebê.