Ficha Técnica
Categoria
Formato
Data de publicação
22/11/2022
Jornalismo e Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes
- Desigualdades e violências
A desigualdade e o desrespeito aos direitos humanos, infelizmente, ainda fazem parte da realidade brasileira. Para que os direitos de todas as crianças e adultos sejam respeitados, é necessário uma qualificação e criticidade do debate sobre o assunto, com protagonismo da mídia e dos veículos de imprensa e comunicação em geral na discussão sobre defesa dos direitos humanos.
Para que a mídia possa exercer seu papel aliado, é necessário o exercício de um pensamento crítico que priorize a qualidade nas matérias. Reconhecer a dignidade da pessoa humana, da criança, respeitar a pluralidade e buscar entender as diversas versões de um fato são os passos essenciais para que o jornalista se coloque socialmente como um cidadão e tenha os direitos humanos como premissa básica do seu trabalho.
Nesta publicação, o Movimento República de Emaús e o UNICEF contribuem para a naturalidade dos direitos humanos na prática jornalística, sobretudo na cobertura envolvendo crianças e adolescentes, cujo bem-estar é responsabilidade do Estado, da família e da sociedade.