Ficha Técnica
Autor
Nadine Burke HarrisCategoria
Formato
Data de publicação
10/12/2014
Duração
00:16:03
TED | Como traumas de infância afetam a saúde ao longo da vida
- Saúde e cuidados
Após a experiência de abrir uma clínica particular em uma das regiões mais vulneráveis de São Francisco (CA, EUA), a médica pediatra Nadine Burke Harris notou como experiências traumáticas vividas repetidamente na infância podem impactar negativamente no desenvolvimento da criança. Sofrer com violências físicas, emocionais e/ou psicológicas, ter pais em situação de cárcere, se divorciando/separando, enfrentando vícios com álcool e outras drogas são algumas das exposições constantes a traumas mencionados por Harris, capazes de favorecer o surgimento de doenças cardíacas, asma ou câncer.
Harris menciona como as crianças são especialmente sensíveis à exposição ao estresse: por estarem em fase de desenvolvimento do cérebro e corpo, situações constantes de estresse podem afetar estrutura e funções do cérebro, sistemas imunológico e endócrino, e até mesmo a maneira na qual o DNA é lido e replicado. Crianças com um alto índice de EAI (experiências adversas na infância) também podem estar mais vulneráveis a sofrerem com hepatite, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), depressão e suicídio.
Ela aponta que visitas domiciliares, coordenação de cuidados, intervenção holística, assistência psiquiátrica, nutricional e a instrução aos pais de como o estresse tóxico pode afetar as crianças são algumas das possibilidades para manejar os sintomas e prevenir situações do gênero, mas destaca que há necessidade das EAI serem reconhecidas como uma real crise de saúde pública. Assim, podem existir mecanismos de combate voltados às EAI como já é feito com o fumo, envenenamento ou HIV.