O que você está procurando?

Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto
Libras Acessível em libras
Leitor de site
teste_biblioteca_mobile-2

O que você está procurando?

  • Biblioteca
  • Diretrizes Operacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil

Diretrizes Operacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil

  • Educação infantil
  • Políticas públicas

A Resolução CNE/CEB nº 1, de 17 de outubro de 2024, estabelece as Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil no Brasil. O documento apresenta orientações que devem ser implementadas em todo o território nacional para garantir o acesso, a permanência e a qualidade do atendimento educacional de bebês e crianças até os cinco anos, em conformidade com os marcos legais vigentes, como a LDB e a BNCC.


Com base nos Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil, a resolução detalha as dimensões essenciais da qualidade nessa etapa da educação, incluindo gestão democrática, formação profissional, infraestrutura, propostas pedagógicas, avaliação e articulação intersetorial, abordando também as especificidades das populações indígenas, quilombolas e de outros contextos diversificados.


A resolução orienta a formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas e práticas institucionais para promover a equidade e superar desigualdades educacionais. São contemplados temas como a organização de turmas, padrões de infraestrutura, formação e valorização dos profissionais e mecanismos de avaliação da qualidade.


Além disso, destaca-se a promoção de uma educação inclusiva, antirracista e culturalmente sensível, alinhada às demandas dos territórios e às particularidades socioculturais das comunidades atendidas. Este material consolida uma visão abrangente e integrada para a Educação Infantil, com vigência a partir de 1º de novembro de 2024.