O que você está procurando?

Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto
Libras Acessível em libras
Leitor de site
teste_biblioteca_mobile-2

O que você está procurando?

  • Biblioteca
  • Educação infantil no PNE: reflexões e caminhos para o futuro

Ficha Técnica

Data de publicação

28/11/2024

Educação infantil no PNE: reflexões e caminhos para o futuro

  • Educação infantil

O Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece metas e estratégias para o país, completou 10 anos em junho de 2024, marcando avanços significativos na educação infantil, como o aumento do acesso à creche e à pré-escola. No entanto, os desafios persistem, especialmente na garantia de qualidade e na superação das desigualdades regionais e sociais. Este documento apresenta a análise e o posicionamento da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal sobre o projeto de lei do próximo PNE, com reflexões e recomendações baseadas em evidências e no diálogo com organizações e especialistas.

É preciso avançar para que as estratégias sejam capazes de combater desigualdades de acesso e promovam a igualdade de oportunidades de aprendizagem para todas as crianças. Para a Fundação, o atual texto do PNE melhora ao estabelecer a equidade como um princípio transversal, incluindo objetivos específicos para modalidades de educação escolar indígena, quilombola e especial. 

Entre os destaques estão propostas para aprimorar o acesso, reduzir desigualdades no atendimento e estabelecer metas intermediárias para facilitar o monitoramento, sempre com foco na equidade e na priorização de crianças em situação de vulnerabilidade. A Fundação destaca que é fundamental que as estratégias sejam específicas sobre o que fazer, como fazer, como aferir e quem deve executar as ações, permitindo que sejam melhor mensuradas e melhor implementadas.

Educação infantil no PNE: reflexões e caminhos para o futuro