Ficha Técnica
Categoria
Formato
Data de publicação
04/05/2024
Identificação e manejo de situações de violência no contexto de desastre no Rio Grande do Sul
- Desigualdades e violências
- Saúde e cuidados
Esta cartilha tem como objetivo informar e educar profissionais e voluntários sobre a atuação em casos de violência interpessoal identificados em abrigos no contexto das enchentes no Rio Grande do Sul em maio de 2024.
Durante crises humanitárias, desastres e emergências, pessoas que já estavam em situação de vulnerabilidade e/ou exploração, devido às desigualdades pré-existentes, podem estar mais suscetíveis a experienciar diferentes formas de violência. Esse pode ser o caso de crianças e adolescentes, mulheres, pessoas trans, pessoas idosas e pessoas com deficiências.
O acolhimento com crianças deve ser feito utilizando uma linguagem adequada para sua idade e respeitando o ritmo com que estas realizam o relato, sem apressá-las. Familiares e responsáveis devem ser orientados previamente sobre informações e comportamentos infantis esperados em momentos de crise, bem como sobre os direitos das crianças e adolescentes em relação a não utilização de punições físicas como forma de educar e regulá-las.