O que você está procurando?

Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto
Libras Acessível em libras
Leitor de site
teste_biblioteca_mobile-2

O que você está procurando?

  • Biblioteca
  • Panorama das Políticas de Primeira Infância dos Estados Brasileiros

Ficha Técnica

Data de publicação

09/05/2024

Panorama das Políticas de Primeira Infância dos Estados Brasileiros

  • Políticas públicas
O “Panorama das Políticas de Primeira Infância dos Estados Brasileiros” é uma publicação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, elaborada pelas pesquisadoras Emília Marinho e Stael Campos. Essa obra traz um amplo mapeamento das ações e programas voltados para a primeira infância desenvolvidos pelas 27 unidades federativas do país. O estudo aborda políticas públicas estaduais que visam promover o desenvolvimento integral das crianças, implementadas de forma setorial e intersetorial, sempre em colaboração com os municípios, como determinar o Marco Legal da Primeira Infância (lei 13.257/2016).

As políticas listadas nesta publicação foram mapeadas entre novembro de 2021 e junho de 2022, abrangendo diversas fases do desenvolvimento infantil, desde o período gestacional até o término da pré-escola. Essas iniciativas englobam serviços que interagem não apenas com a saúde, o desenvolvimento social e a educação, mas também com outras áreas que possuem responsabilidades relacionadas aos programas para a primeira infância, como fazenda, urbanismo, cultura e segurança pública.

O objetivo deste estudo é oferecer uma visão ampla das políticas de primeira infância adotadas pelos estados brasileiros, contribuindo para o avanço e a consolidação dessas ações, além de enriquecer o debate e o planejamento de novas iniciativas nessa área. O levantamento busca explorar as diferentes dimensões das políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos, incluindo a institucionalidade, os avanços legais, a intersetorialidade e a colaboração entre estado e municípios, além de sistematizar boas práticas e compartilhar uma síntese dos programas mapeados.