Ficha Técnica
Categoria
Formato
Data de publicação
03/09/2024
Proposta de Expansão do Novo Índice de Necessidade de Creches (INC)
- Educação infantil
- Políticas públicas
Resultado da parceria entre a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e a Quantis Consultoria, o relatório "Uma Proposta de Expansão do Novo Índice de Necessidade de Creches (INC) Incluindo Crianças com Deficiência" apresenta uma atualização do INC, um índice criado para identificar a porcentagem de crianças de 0 a 3 anos que atendem aos critérios prioritários para acesso a creches.
Com uma metodologia que combina dados do Censo Demográfico e da Pnad Contínua, o INC estrutura seus resultados em quatro componentes: pobreza, monoparentalidade, mães/cuidadores economicamente ativos e deficiência. A inclusão de crianças com deficiência como grupo prioritário busca promover maior equidade no acesso, atendendo a essa população vulnerabilizada e incentivando políticas mais inclusivas. Além de calcular o INC para o Brasil, estados e capitais, o relatório discute as lacunas de acesso a creches, destacando os desafios enfrentados em diferentes territórios.
A análise aborda a proporção de crianças em situação prioritária que ainda não frequentam creches, considerando fatores como a falta de vagas e a opção das famílias. A publicação é uma importante fonte de informação para a sociedade, a imprensa e gestores públicos, auxiliando os municípios a estimar a demanda e planejar a expansão de vagas na educação infantil. Para acessar o infográfico com alguns dos principais dados, clique aqui.