O que você está procurando?

Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto
Libras Acessível em libras
Leitor de site
teste_biblioteca_mobile-2

O que você está procurando?

  • Biblioteca
  • Proposta de Expansão do Novo Índice de Necessidade de Creches (INC)

Proposta de Expansão do Novo Índice de Necessidade de Creches (INC)

  • Educação infantil
  • Políticas públicas

Resultado da parceria entre a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e a Quantis Consultoria, o relatório "Uma Proposta de Expansão do Novo Índice de Necessidade de Creches (INC) Incluindo Crianças com Deficiência" apresenta uma atualização do INC, um índice criado para identificar a porcentagem de crianças de 0 a 3 anos que atendem aos critérios prioritários para acesso a creches.

Com uma metodologia que combina dados do Censo Demográfico e da Pnad Contínua, o INC estrutura seus resultados em quatro componentes: pobreza, monoparentalidade, mães/cuidadores economicamente ativos e deficiência. A inclusão de crianças com deficiência como grupo prioritário busca promover maior equidade no acesso, atendendo a essa população vulnerabilizada e incentivando políticas mais inclusivas. Além de calcular o INC para o Brasil, estados e capitais, o relatório discute as lacunas de acesso a creches, destacando os desafios enfrentados em diferentes territórios.

A análise aborda a proporção de crianças em situação prioritária que ainda não frequentam creches, considerando fatores como a falta de vagas e a opção das famílias. A publicação é uma importante fonte de informação para a sociedade, a imprensa e gestores públicos, auxiliando os municípios a estimar a demanda e planejar a expansão de vagas na educação infantil. Para acessar o infográfico com alguns dos principais dados, clique aqui.