Ficha Técnica
Categoria
Formato
Data de publicação
16/11/2023
Qualidade da Educação Infantil no Brasil: análise do Saeb 2021
- Educação infantil
Cerca de 30% dos municípios brasileiros não apresentam critérios técnicos para a escolha de diretores nas escolas de educação infantil. Esse é um dos achados do estudo “Qualidade da oferta da Educação Infantil no Brasil: análise do Saeb 2021”, elaborado por pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE) da UFRJ, em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV).
Com o objetivo de fornecer um diagnóstico sobre a qualidade as desigualdades educacionais na Educação Infantil, a publicação apresenta análises inéditas realizadas com dados do Censo Escolar 2022 e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) da Educação Infantil de 2021. As informações do Saeb foram coletadas a partir de questionários on-line, respondidos por 4.677 gestores municipais, 35.188 diretores e 23.953 professores. Entre as dimensões analisadas, estão infraestrutura física, condições de gestão e recursos pedagógicos.
Os resultados reforçam as desigualdades regionais, por dependência administrativa (escolas públicas e privadas conveniadas e não-conveniadas) e tipo de oferta (educação infantil exclusiva ou educação infantil e outras etapas).
Para saber mais, acesse também os indicadores para cada estado do Brasil e um guia de recomendações.