Ficha Técnica
Categoria
Formato
Data de publicação
04/10/2022
Tempo de Leitura
00:10
Recomendações para priorizar as crianças no governo estadual
- Políticas públicas
Priorizar a primeira infância na elaboração e execução de políticas públicas é uma urgência. É entre o nascimento e os seis anos que ocorre 90% da formação do cérebro, e crianças que atingem seu pleno potencial de desenvolvimento têm mais chances de se tornar adultos mais saudáveis.
Ter serviços e programas de qualidade que apoiem os cuidadores para que desenvolvam um relacionamento positivo de afeto, livre de maus-tratos e de todas as formas de violência, é fundamental para o desenvolvimento integral da criança. Também é essencial ter acesso a serviços de saúde e à educação infantil de qualidade, ofertada em um ambiente seguro e saudável. É preciso combater ainda a exposição à diferentes tipos de adversidades, como pobreza extrema e insegurança alimentar, que representam uma violação aos direitos da criança e podem resultar em impactos negativos para o seu pleno desenvolvimento.
Pensando na priorização da primeira infância no âmbito estadual, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal preparou recomendações de programas e serviços voltados à primeira infância para concretizar políticas públicas eficazes. Por meio destas três prioridades, é possível transformar de imediato a vida das crianças e famílias beneficiadas e, a médio e longo prazos, impulsionar o desenvolvimento do país. Leia abaixo a versão resumida deste material. Para acessar a versão completa, clique aqui.