Ficha Técnica
Categoria
Formato
Data de publicação
04/08/2025
Panorama da Primeira Infância: O que o Brasil sabe, vive e pensa sobre os primeiros seis anos de vida
- Desenvolvimento infantil
- Parentalidade
Esta publicação apresenta os resultados de uma pesquisa de opinião, de amostra nacional, realizada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em parceria com o Datafolha, sobre as percepções, conhecimentos e práticas dos brasileiros em relação à primeira infância. Com 2.206 entrevistas em todo o país, o estudo ouviu a população em geral e responsáveis por bebês e crianças de 0 a 6 anos.
Os dados mostram que 42% dos entrevistados não sabem o que significa o termo “primeira infância” e 84% não reconhecem que o maior desenvolvimento físico, emocional e de aprendizagem ocorre justamente nos primeiros anos de vida, o que indica uma baixa percepção sobre a potência dessa fase.
A pesquisa também aborda o impacto do uso de telas, destacando as principais preocupações dos cuidadores, e aponta contradições nos métodos disciplinares: muitos admitem o uso de violência física e verbal, mesmo sem acreditar em sua eficácia e cientes dos prejuízos causados às crianças.
O levantamento é um instrumento valioso para jornalistas, gestores públicos e especialistas, oferecendo dados para embasar decisões, orientar políticas públicas e mobilizar a sociedade sobre a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.
Confira também os recortes especiais do Panorama da Primeira Infância sobre os impactos do racismo e crise climática.