Ficha Técnica
Categoria
Formato
Data de publicação
10/12/2025
O desafio da equidade no acesso à educação infantil: uma análise do CadÚnico e do Censo Escolar
- Educação infantil
- Políticas públicas
Realizada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), esta publicação analisa de forma inédita o cruzamento entre os dados do Cadastro Único (CadÚnico) e do Censo Escolar para compreender as condições de acesso das crianças de 0 a 6 anos em situação de baixa renda à creche e à pré-escola.
O estudo apresenta um panorama dos fatores socioeconômicos e territoriais que favorecem ou dificultam o acesso à educação infantil, oferecendo uma visão detalhada da situação das crianças em maior vulnerabilidade.
Os achados evidenciam que crianças na primeira infância inscritas no CadÚnico enfrentam barreiras significativas para acessar creches e pré-escolas, reforçando a necessidade de ações focalizadas e intersetoriais que assegurem equidade no atendimento.
Este é o terceiro estudo de uma série que apresenta o perfil das crianças na primeira infância inscritas no Cadastro Único. Clique aqui para acessar os dois primeiros.