O que você está procurando?

Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto
Libras Acessível em libras
Leitor de site
teste_biblioteca_mobile-2

O que você está procurando?

  • Biblioteca
  • Perfil síntese da primeira infância e famílias no Cadastro Único

Perfil síntese da primeira infância e famílias no Cadastro Único

  • Desigualdades e violências
  • Políticas públicas
O Cadastro Único (CadÚnico) é o instrumento utilizado pelo Governo Federal para identificar e caracterizar as famílias de baixa renda, definidas como aquelas com renda per capita de até meio salário mínimo. Além de ser fundamental para a seleção dos beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, o CadÚnico também é um valioso banco de dados que coleta informações sobre composição familiar, escolaridade, situação de trabalho e renda, moradia, entre outros aspectos.

A partir dessas informações, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal realizou dois estudos para compreender quem são e como vivem as crianças de 0 a 6 anos cadastradas no CadÚnico e que estão entre as famílias de baixa renda do país. O primeiro deles analisou detalhadamente os dados socioeconômicos para construir um perfil da primeira infância e de seus cuidadores. Já o segundo classificou os municípios brasileiros em três grandes grupos, buscando identificar as similaridades e especificidades regionais relacionadas à primeira infância.

Ambos os estudos têm como objetivo aprofundar o entendimento sobre a situação das crianças na primeira infância dentro das famílias de baixa renda e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas mais inclusivas e eficazes. Os resultados desses trabalhos, que você confere abaixo, foram publicados no Caderno de Estudo nº 36, que foi organizado e editado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Clique aqui para acessar o caderno completo.