O que você está procurando?

Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto
Libras Acessível em libras
Leitor de site
teste_biblioteca_mobile-2

O que você está procurando?

  • Biblioteca
  • PIPAS – Implementação de ações para promoção do desenvolvimento infantil em capitais brasileiras

PIPAS - Implementação de ações para promoção do desenvolvimento infantil em capitais brasileiras

  • Desenvolvimento infantil
  • Políticas públicas
O Projeto PIPAS – Primeira Infância para Adultos Saudáveis, realizado pelo Instituto de Saúde (SES-SP) com o apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, conduziu, em 2022, um amplo inquérito em 13 capitais. O objetivo era obter indicadores do desenvolvimento infantil e contribuir para a formulação e implementação de programas e políticas públicas voltadas para as crianças na primeira infância. Os indicadores foram coletados durante a Campanha de Multivacinação, revelando informações cruciais sobre saúde, nutrição, aprendizagem, cuidados responsivos e segurança de meninos e meninas de 0 a 5 anos, além de dados sobre desigualdades e os impactos da pandemia.

Com base nessas informações, as prefeituras das 13 capitais – Aracaju (SE), Belém (PA), Campo Grande (MS), Distrito Federal (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e São Paulo (SP) – passaram a planejar e implementar diversas ações destinadas a apoiar o desenvolvimento infantil. Entre as iniciativas destacam-se programas para qualificar e fortalecer a puericultura, incentivar o aleitamento materno e reduzir práticas disciplinares punitivas.

Para compreender mais profundamente os desafios enfrentados pelas prefeituras durante a implementação dessas ações, a equipe do Projeto PIPAS realizou entrevistas com diversas gestoras públicas e acompanhou de perto todo o processo. Os resultados desse acompanhamento estão documentados nesta publicação, que além de destacar as barreiras e os facilitadores identificados ao longo do caminho, também oferece importantes aprendizados sobre a implementação de políticas públicas focadas na promoção do desenvolvimento infantil.