Ficha Técnica
Categoria
Formato
Data de publicação
01/09/2023
Atenção à saúde emocional de crianças afetadas por situações de emergência
- Parentalidade
- Saúde e cuidados
O Rio Grande do Sul vem enfrentando situações de crise e emergência decorrentes de eventos climáticos extremos, tais como ciclones, enchentes e secas. Estas situações afetam todas as pessoas que vivem nas comunidades atingidas, com especial impacto na vida das crianças. Portanto, é importante que os adultos - pais, cuidadores e profissionais que atuam com as crianças - estejam disponíveis para responder às suas necessidades e priorizar os cuidados dedicados a elas.
Trata-se de processo desafiador, pois todos estão sobrecarregados pelas circunstâncias. Para as famílias afetadas, em especial, pode ser difícil compreender e dar suporte às manifestações comportamentais das crianças, pois elas também se encontram em sofrimento. Nesse sentido, é importante que profissionais e redes de apoio forneçam suporte às famílias e trabalhem juntos com elas na proteção das crianças.
As intervenções na infância exigem prioridade, agilidade e trabalho articulado em rede. Aos poucos e a partir de cuidados sensíveis e amorosos de todos que as rodeiam, as crianças irão, dentro do seu ritmo, retomar o sentimento de segurança para seguir aprendendo e se desenvolvendo. Com o objetivo de apoiar pais, cuidadores e profissionais, esta cartilha oferta orientações sobre cuidados importantes a serem adotados na atenção às crianças afetadas por situações de emergência, como eventos climáticos extremos.