O que você está procurando?

Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto
Libras Acessível em libras
Leitor de site
teste_biblioteca_mobile-2

O que você está procurando?

  • Biblioteca
  • Desigualdades em saúde de crianças indígenas

Desigualdades em saúde de crianças indígenas

  • Desigualdades e violências
  • Saúde e cuidados
Organizado pelo Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), o estudo “Desigualdades em Saúde de Crianças Indígenas” foi construído a partir de olhares interdisciplinares, com o objetivo de revelar a diversidade cultural das infâncias indígenas no Brasil e apresentar os principais desafios em relação à saúde dessa população nos primeiros anos de vida. O documento também reúne recomendações para que a gestão pública possa agir de forma mais efetiva na promoção do desenvolvimento saudável das primeiras infâncias de cada etnia.

O material apresenta noções de saúde no contexto diverso das infâncias indígenas no Brasil, além de fatores determinantes para as iniquidades vivenciadas por essa população e os desafios na execução da atenção à saúde nos territórios onde elas vivem. São apontadas ainda recomendações de ações efetivas para a promoção do bem-estar das crianças indígenas, com base no respeito aos modos de vida de cada etnia.

A coordenação do material ficou a cargo de Márcia Machado, integrante do Comitê Científico do NCPI e professora associada do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). A redação contou com a participação das pesquisadoras Emilene Leite de Sousa, Natacha de Souza Silva e Tayná Albuquerque Tabosa. Colaboraram ainda Beatriz Vera, indígena do povo Guarani Ñandeva, doutoranda em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e Lucimar Rosa Dias, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e integrante do Comitê Científico do NCPI.