O que você está procurando?

Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto
Libras Acessível em libras
Leitor de site
teste_biblioteca_mobile-2

O que você está procurando?

  • Biblioteca
  • Impactos do Programa ACT nas práticas parentais de mães adolescentes e jovens

Ficha Técnica

Data de publicação

01/01/2024

Tempo de Leitura

00:30

Impactos do Programa ACT nas práticas parentais de mães adolescentes e jovens

  • Desigualdades e violências
  • Parentalidade

Este infográfico apresenta os principais resultados de uma pesquisa inédita, realizada no estado do Ceará, que demonstra os benefícios do “Programa ACT - Para Educar Crianças em Ambientes Seguros” para mães jovens ou que engravidaram na adolescência. Aplicado em 125 mulheres de 14 a 25 anos, o objetivo do estudo é examinar os efeitos do Programa ACT nas práticas parentais, no senso de competência parental e na estimulação parental, assim como nos comportamentos das crianças.

Os dados indicam que as mães que participaram do programa de parentalidade apresentaram uma diminuição significativa de problemas emocionais e de comportamento em nível clínico. Após a implementação do Programa ACT, tanto mães adolescentes quanto jovens relataram avanços importantes, como: melhora na regulação emocional e comportamental entre mães e filhos, aumento do uso da disciplina positiva, maior engajamento em práticas de estimulação parental e redução de condutas coercitivas, como gritar ou bater.

O documento aponta os principais resultados da pesquisa de doutorado de Luiza Machado dos Santos, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, sob orientação da Profª. Dra. Maria Beatriz Martins Linhares, co-orientada pela Prof ª. Dra. Elisa Rachel Pisani Altafim. O estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla, de larga escala e integrada às políticas públicas do Estado do Ceará. A aplicação do Programa ACT ocorreu em 16 municípios do estado, sendo conduzida por profissionais dos Serviços de Proteção Social, no âmbito do Programa Mais Infância Ceará.