
Ficha Técnica
Categoria
Formato
Data de publicação
01/01/2024
Tempo de Leitura
00:30
Impactos do Programa ACT nas práticas parentais de mães adolescentes e jovens
- Desigualdades e violências
- Parentalidade
Este infográfico apresenta os principais resultados de uma pesquisa inédita, realizada no estado do Ceará, que demonstra os benefícios do “Programa ACT - Para Educar Crianças em Ambientes Seguros” para mães jovens ou que engravidaram na adolescência. Aplicado em 125 mulheres de 14 a 25 anos, o objetivo do estudo é examinar os efeitos do Programa ACT nas práticas parentais, no senso de competência parental e na estimulação parental, assim como nos comportamentos das crianças.
Os dados indicam que as mães que participaram do programa de parentalidade apresentaram uma diminuição significativa de problemas emocionais e de comportamento em nível clínico. Após a implementação do Programa ACT, tanto mães adolescentes quanto jovens relataram avanços importantes, como: melhora na regulação emocional e comportamental entre mães e filhos, aumento do uso da disciplina positiva, maior engajamento em práticas de estimulação parental e redução de condutas coercitivas, como gritar ou bater.
O documento aponta os principais resultados da pesquisa de doutorado de Luiza Machado dos Santos, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, sob orientação da Profª. Dra. Maria Beatriz Martins Linhares, co-orientada pela Prof ª. Dra. Elisa Rachel Pisani Altafim. O estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla, de larga escala e integrada às políticas públicas do Estado do Ceará. A aplicação do Programa ACT ocorreu em 16 municípios do estado, sendo conduzida por profissionais dos Serviços de Proteção Social, no âmbito do Programa Mais Infância Ceará.