O que você está procurando?

Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto
Libras Acessível em libras
Leitor de site
teste_biblioteca_mobile-2

O que você está procurando?

  • Biblioteca
  • Panorama da Primeira Infância: O que o Brasil sabe, vive e pensa sobre os primeiros seis anos de vida

Panorama da Primeira Infância: O que o Brasil sabe, vive e pensa sobre os primeiros seis anos de vida

  • Desenvolvimento infantil
  • Parentalidade

Esta publicação apresenta os resultados de uma pesquisa de opinião, de amostra nacional, realizada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em parceria com o Datafolha, sobre as percepções, conhecimentos e práticas dos brasileiros em relação à primeira infância. Com 2.206 entrevistas em todo o país, o estudo ouviu a população em geral e responsáveis por bebês e crianças de 0 a 6 anos.


Os dados mostram que 42% dos entrevistados não sabem o que significa o termo “primeira infância” e 84% não reconhecem que o maior desenvolvimento físico, emocional e de aprendizagem ocorre justamente nos primeiros anos de vida, o que indica uma baixa percepção sobre a potência dessa fase.


A pesquisa também aborda o impacto do uso de telas, destacando as principais preocupações dos cuidadores, e aponta contradições nos métodos disciplinares: muitos admitem o uso de violência física e verbal, mesmo sem acreditar em sua eficácia e cientes dos prejuízos causados às crianças.


O levantamento é um instrumento valioso para jornalistas, gestores públicos e especialistas, oferecendo dados para embasar decisões, orientar políticas públicas e mobilizar a sociedade sobre a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.

Confira também os recortes especiais do Panorama da Primeira Infância sobre os impactos do racismo e crise climática.